• LIOP

SURUBIM, pesca é proibida em todo Brasil

A norma entra em vigor em 5 de setembro para a espécie do pintado (Psudoplastytoma corruscans).


Recentemente, o Ministério do Meio Ambiente atualizou a lista de peixes ameaçados em extinção, por meio da Portaria MMA nº 148 de 2022, que atualizou a Portaria nº 44 de 2014 e incluiu o Pseudoplatystoma corruscans, conhecido popularmente como pintado ou surubim.



A aplicação da norma entra em vigor a partir de setembro, sendo que em algumas regiões a espécie caparari (Pseudoplatystoma tigrinum) e surubim (Pseudoplatystoma fasciatum) não será proibida a pesca, como na Bacia Amazônica.








Em relação as Bacias de São Francisco, Paraná, Uruguai e Paraguai a pesca do pintado (Psudoplastytoma corruscans) estará proibida.


De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a lista passará a ser atualizada anualmente, conforme a portaria anterior de 2014, baseada nas espécies que tiverem passado pelo ciclo completo de avaliação do ano anterior, ou seja, espécies que foram avaliadas entre junho de 2021 e final de 2022.


É a primeira vez que o peixe pintado foi incluído na lista de animais ameaçadas de extinção. Isso quer dizer que a pesca desse peixe está proibida, incluindo a atividade esportiva do “pesque e solte”.


Fonte: Portaria do MMA

0 visualização0 comentário