• LIOP

Dia Mundial da Migração de peixes


Em conformidade com a agenda da Rede Ciência Cidadã, o Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira (LIOP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio e em conjunto a Colônia de Pescadores Z-31 e o Mercado Municipal, no cumprimento das atividades do projeto ForestFisher, aprovado pela Chamada Transnacional Conjunta BiodivRestore 2020-2021 – “Conservação e restauração de ecossistemas degradados e sua biodiversidade, incluindo o foco nos sistemas aquáticos” - Resolução N° 016/2020, realizou nos dias 24 e 25 de maio um evento sobre a importância da migração dos peixes em comemoração ao dia Mundial da Migração de Peixes (World Fish Migration Day), realizado na Colônia de Pescadores Z-31 e no Mercado Municipal de Humaitá, respectivamente.


Essa ação contou com o envolvimento ativo dos pescadores, através de uma atividade participativa para identificação das rotas de migração de peixes da região do médio Madeira. Para isso, um mapa foi desenvolvido pela equipe do LIOP contendo a localização das áreas de pesca e comunidades pesqueiras dispostas ao longo do Médio Rio Madeira (disponível para download aqui), esse mapa foi impresso em forma de banner além de adesivos de peixes que representam as espécies mais capturadas na região.


O mapa foi disposto em locais estratégicos, facilitando visualização e participação dos pescadores (sala de reuniões da colônia de pescadores e entrada do mercado municipal), após a visualização do mapa foram distribuídos os adesivos dos peixes que representam as espécies capturadas na região. Em seguida uma série de perguntas eram feitas aos participantes, (e. g. Em qual local vocês pescaram a Curimatã hoje?), vez que os entrevistados respondiam colando os respectivos adesivos no mapa como forma de resposta. O mapa foi fotografado para posterior georreferenciamento e as interações com os pescadores foram devidamente documentadas em fotos e vídeos, essas informações serão essenciais para auxiliar na sistematização das informações sobre as dinâmicas de captura da região. Durante a atividade também foi divulgado o uso do aplicativo ICTIO, no qual foi disponibilizado o atendimento, cadastramento e popularização da plataforma através da assistência dos extensionistas do laboratório.




Clique aqui para baixar o Mapa






O dia Mundial da Migração de Peixes é uma celebração mundial com o objetivo de abordar essa importante questão e promover a sensibilização sobre o valor de se conservar os recursos pesqueiros e o ambiente em que eles vivem, além da sua função para o ecossistema.



126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo